Trabalhar, estudar, carreira. Como definir?

Olá, esta é a primeira postagens de muitas que pretendo fazer neste módulo diferente. O tema à ser abordado será alguns conhecimentos que estou adquirindo com um tempo, com a ajuda da faculdade que estou cursando. E o tema para iniciar tudo será: Definindo a minha carreira.

Participei de uma palestra onde a Germana Belo, escritora da websérie Red, que se transmite no site vimeo, contou toda sua trajetória e me fez abrir os olhos para muita coisa que não enxergamos nitidamente.

No período de 17 para 18 anos é quando você termina (na maior parte) os estudos, como o ensino médio. E logo em seguida já vem a cobrança de você saber o que você quer ser, no que quer trabalhar e etc. É recente demais para o que mais amamos crescer e transparecer para ser o objetivo de sua carreira. 

Uma boa parte dos trabalhadores reclamam dos seus empregos e não podem largar, pois é o único meio de sustentabilidade. E é sobre essa reclamação que vamos puxar o primeiro tópico. Existe uma divisão entre o trabalho e a vida social, onde é errado. ex: Não vejo a hora de chegar o final de semana para poder curtir. Desde de já, podemos perceber o quanto está insatisfeita com o seu trabalho.


Para chegar na profissão ideal e que não seja entediante como no exemplo citado, há duas possibilidades. O Autoconhecimento e o Modelo de carreira. No Autoconhecimento como o próprio nome já define, tem que se conhecer, refletir o que é e o que gosta de fazer. No modelo de carreira você tem que definir em tópicos os que você mais se adapta no escolhido e o seu hobby, se ele está dentro da profissão e como pode acrescentar de uma forma que lhe evoluía. Não somente pensando em grana e sim no valor maior de fazer algo!
O trabalho precisa ser algo que se envolva e que não separe os seus dias da semana, que tenha uma sincronia, sem divisão, sem sofrimento, fazendo de coração, sem prazer e com propósito. Tudo se trata de fazer sentido de alguma maneira e poder fazer isto de forma leve, sem ser forçado.

Eu, tenho 19 anos, sou nova demais para saber o que eu quero para o meu futuro e profissão, mas hoje estou tentando estender algo que é meu hobby diariamente. Como o blog, o canal dentre outros... Por isso eu escolhi cursar Publicidade e Propaganda, onde tudo está relacionado no momento. E se não der certo, eu tentarei me encontrar numa nova profissão. 

Lição:
Não se prenda à algo que não goste. Vamos exemplificar com relacionamento. Você ficaria num namoro forçada, só por ter pena da outra pessoa? Bom, respondendo por mim eu não ficaria, afinal isso torna-se desumano. E no meio de carreira é a mesma coisa. Não fique num trabalho onde não acrescente valores maiores para a sua vida. Transforme a sua carreira em uma paixão.

Eu espero muito que eu tenha conseguido abrir a mente de vocês e que tenham gostado do tema abordado. Até o próximo post. Deixem sugestões! 

Você Pode Gostar De:

0 Comentários